top of page
PALESTRANTES
Captura_de_Tela_2019-06-04_às_22.20.48.p
Captura_de_Tela_2019-06-04_às_22.21.15.p
Captura_de_Tela_2019-06-04_às_22.23.12.p
servletrecuperafot_edited.jpg
image00002_edited.jpg
received_475648ff619664419.jpg
Captura_de_Tela_2019-06-07_às_09.31.14.p
Captura_de_Tela_2019-06-07_às_09.32.17.p
Captura_de_Tela_2019-06-07_às_09.33.41.p
Captura_de_Tela_2019-06-07_às_09.40.29.p
Captura_de_Tela_2019-06-07_às_09.45.31.p
Captura_de_Tela_2019-06-07_às_09.47.55.p
Captura_de_Tela_2019-06-07_às_09.50.37.p
Captura_de_Tela_2019-06-07_às_09.53.19.p
Captura_de_Tela_2019-06-07_às_09.54.30.p
Captura_de_Tela_2019-06-07_às_09.56.13.p
Captura_de_Tela_2019-06-07_às_09.56.54.p
thumbnail_Imagem 15-08-2019 às 22.44.jpg
thumbnail_Imagem_15-08-2019_às_17_edited
20180126_192407_edited.jpg
thumbnail_IMG_3302_edited_edited.jpg

​

Prof. Adilson Cabral - Coordenação geral e Tesouraria

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Comunicação Social e nos Programas de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) e de Estudos pós-graduados em Política Social (PPGPS). Coordenador do Curso de Comunicação Social da UFF (2016-2020). Com pós-doutorado em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid (2013), Doutor em Comunicação Social (2005) e Mestre em Comunicação Social (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal Fluminense (1992). Coordenador do grupo de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. Integra o LaPA - Laboratório de Pesquisa Aplicada do PPGMC-UFF e o grupo de pesquisa Comuni. Jovem Cientista do Nosso Estado (período 2013-2016), pela FAPERJ. Diretor da ABPCom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (2017-2019). Associado da ULEPICC Brasil - Capitulo brasileiro da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, Secretário Geral (2010 a 2014) e Presidente da entidade (2014 a fev.2016). Vice-coordenador da Seção de Comunicação Comunitária da IAMCR - International Association of Media and Communication Research (2012-2016). Autor de livros e artigos em Políticas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de comunicação, democratização da comunicação, apropriação social das TICs, comunicação comunitária e digitalização das comunicações.

​

​

 

Profª Andrea Medrado - Coordenação de Comunicação, Cultura e cerimonial

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Comunicação Social (GCO) e no Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Pós-doutora pela Royal Holloway University of London, com bolsa da Arts and Humanities Research Council (AHRC), e Doutora em Estudos de Mídia pela University of Westminster em Londres, com bolsa da Overseas Research Scholarship. Coordenadora da seção de Comunicação Comunitária e Mídia Alternativa da International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Co-investigadora da rede internacional de pesquisas E-Voices: Redressing Marginality (Edital do Arts and Humanities Research Council, 2017-2019). Integrante do Grupo de Pesquisas EMERGE (Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência). Também atuou como professora em diversas universidades no Reino Unido (Bournemouth University, Royal Holloway, London Metropolitan University, University of Westminster - 2006-2013). Mestre em Comunicação e Sociedade pela University of Oregon nos Estados Unidos (2002 - 2004, bolsista Fulbright) e graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (1995 - 1999). Além da carreira acadêmica, tem mais de dez anos de experiência na área de criação, atuando como redatora em diversas agências de publicidade, especialmente na área de criação para marketing político.

​

​

 

Profª Carla Baiense - Coordenação Científica CBCC

Professora Adjunta e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da mesma universidade. Coordena o grupo de pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais, certificado pelo CNPq. Investiga as novas formas de produção, circulação e consumo de informação entre os jovens e seus efeitos político-sociais e a representação de jovens e outros grupos sociais nos produtos midiáticos. É doutora e mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Marketing pelo Instituto Coppead/UFRJ. Atuou como editora, subeditora e repórter em jornais e revistas especializadas em negócios e novas tecnologias e na coordenação de projetos editoriais para veículos online.

​

​

 

Profª Patrícia Saldanha - Coordenação Científica CBCC

Professora Associada 1 da Universidade Federal Fluminense e membro Permanente do PPGMC - UFF (Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano). Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2016-2018), Coordenadora do Intercom Jr. Publicidade. (2015-2017). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, Comunicação Comunitária, Eventos e Editoração e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, construção contra-hegemônica, comunicação comunitária e possibilidade contra-hegemônica, Publicidade Comunitária/Social e Planejamento Estratégico e de Campanha Publicitária. Atual coordenadora do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social) e membro fundador do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária). Mestrado em COMUNICAÇÃO E CULTURA (2003) e doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de especializações no Baruch College (NY/EUA). Com forte atuação na estruturação e na vice-coordenação do LECC (Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária/ECO/UFRJ): na organização dos Encontros Bienais, palestras bimensais e atividades realizadas pelos Grupo de Estudos durante 10 anos. Graduação em Publicidade e Propaganda com significativa experiência no mercado profissional, além de larga experiência docente em Universidades Públicas e Privadas, com participação em bancas de graduação, mestrado e doutorado e orientações monográficas. Publicou artigos em eventos Nacionais e Internacionais.

​

​

 

Prof. Márcio Castilho - Coordenação da Feira de Mídia Cidadã e da Mostra de Vídeos Cidadãos (CBCC) e Coordenação Científica ALAIC

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Em 2015, teve projeto aprovado no edital de Auxílio à Editoração (APQ 3) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para publicação de obra que discute a relação entre jornalismo e Estado autoritário brasileiro. Desenvolve pesquisas no campo da violência, espaço público e cidadania em sua interface com estudos de comunicação, tendo como área de interesse também a discussão sobre mídia e produção discursiva contra-hegemônica.

​

​

​

Prof. Pablo Nabarrete Bastos - Coordenação da Feira de Mídia Cidadã e da Mostra de Vídeos Cidadãos (CBCC) e Coordenação Científica ALAIC

Professor do Departamento de Comunicação Social, do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Doutor em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa de Comunicação, Cultura e Cidadania, pela ECA-USP. Possui pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do Laboratório de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS). Coordenador do GP Comunicação para a Cidadania da Intercom. Pesquisa hegemonia, contra-hegemonia, hegemonia popular, engajamento, movimentos sociais e comunicação popular. Possui experiência profissional nas áreas de Planejamento de Campanha e Redação Publicitária, com atuação em agência de comunicação e no terceiro setor.

​

​

​

Diretoria ABPCOM

Cicilia Krohling Peruzzo (UAM)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Universidad Nacional Autónoma de México. Fez mestrado em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo e graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Pesquisadora da área da Comunicação nas linhas popular, comunitária, alternativa e mídia local, além de Relações Públicas, na perspectiva crítica e dos movimentos sociais. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Comunicação e Culturas Populares da Intercom, do Grupo de Trabalho Comunicación Popular, Comunitária y Ciudadanía da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicacíón (ALAIC) e do GT Comunicação e Cidadania da Associação Brasileira de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Coordenou o Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) e o Grupo de Pesquisa Comunicação, Responsabilidade Social e Cidadania (Abrapcorp). É coordenadora executiva e membro da equipe de coordenação do GT Comunicação e Cidadania da AsiIbercom (Associação Ibero-Americana de Comunicação). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores Populares em Comunicação Comunitária e Cidadã (ABPCom). Pesquisadora PQ 1C do CNPq. Membro de Comitê de Assessoramento de Artes, Ciências da Informação e Comunicação (AC) do CNPq (2016-2019).

​

​

 

Bruno Fuser (UFJF)

Possui graduação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (1981), mestrado em Ciências da Comunicação (1992) e doutorado (1998) também em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em 2005-2006 na Universidade Autônoma de Barcelona, com bolsa PDE do CNPq, e, no 1º semestre de 2011, estágio pós-doutoral na Universidade de Guadalajara, sob tutoria de Guillermo Orozco Gómez. De 1988 a 2006 foi docente da PUC-Campinas. Desde 2006 é professor efetivo (professor associado, dedicação exclusiva, 40H) da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua na Faculdade de Comunicação. É também, desde 2002, avaliador do SINAES/INEP/Ministério da Educação, tendo realizado desde então mais de 30 avaliações de cursos da área da Comunicação Social. Tem experiência em pós-graduação (mestrado) nas áreas de Ciências da Comunicação e Ciência da Informação, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: comunicação comunitária; novas tecnologias e sociabilidade; ação cultural; comunicação e política; políticas culturais; teoria e ética do jornalismo; informação e exclusão digital. Coordenou o Núcleo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania, da Intercom (2007-2008). É líder do grupo de pesquisa Processos Comunicacionais, Educação e Cultura, da UFJF. Coordenou o projeto Comunicação, Memória e Ação Cultural, com o apoio da Fapemig para o período 2008-2010, e recebeu novo financiamento da mesma agência para o período 2010-2012, através do Programa Pesquisador Mineiro. Coordenou também outros projetos, como Conecta - Comunicação, Cultura e Sociedade em Rede, Comunicação e Recepção Televisiva: Análise do Fluxo Televisivo em Comunidades Ribeirinhas das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, AM, e Chiador: Jornalismo Comunitário, História e Ação Cultural, que obteve financiamento da Fapemig para o período 2014-2016. Atualmente dedica-se à pesquisa Comunicação no MST: estratégias de uma organização de transformação social. Trabalhou nas décadas de 1980 e 1990 em assessoria de comunicação da Prefeitura de São Paulo, Associação Comercial de São Paulo e Associação Médica Brasileira. Desde 2017 coordena a área de comunicação da ABAN, Associação dos Amigos, entidade sem fins lucrativos de combate à miséria, criada em 1997 em Juiz de Fora, onde é responsável pelo site, redes sociais e jornal da entidade, além da interação com os veículos de comunicação da cidade. A partir de 2017 é vice-presidente da ABPCom, Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã.

​

​

 

Maria Cristina Gobbi (UNESP)

Livre-Docente em História da Comunicação e da Cultura Midiática na América Latina (2014). Concluiu o Pós-doutorado (2008) no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP, o doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Chefe do Departamento de Comunicação Social da FAAC-Unesp (2017-2019). Foi bolsista do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) - ano 2010-2013. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, professora e foi vice-coordenadora (2009-2017) do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, ambos da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Diretora Administrativa (gestão 2013-2016) da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação). Foi Diretora-secretaria da Rede Folkcom. No período de 2008-2011 foi Diretora de Documentação da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e atualmente integra a gestão (2017-2019) no Conselho Fiscal. Consultora ad-hoc (Institucional e dos Cursos de Comunicação) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC). Integra a diretoria da ABPCOM (Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã). Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre o Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA) do CNPq. Foi diretora Suplente da Cátedra Unesco de Comunicação (1998-2010). Editora Assistente - Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación - ALAIC. Ganhadora do Prêmio Luiz Beltrão - Categoria: Maturidade Acadêmica da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (2014). Atua na área de Comunicação, com ênfase em História da Comunicação e da Cultura Midiática, História e Memória (Comunicação), Comunicação Latino-Americana, Culturas Juvenis, Cultura Popular, Diversidade Cultural, Perfis midiáticos-culturais (instituições e personalidades), Teorias da Comunicação e da Cultura na América Latina, Jornalismo e suas nuances sociais e tecnológicas e Tecnologias Digitais na América Latina.

 

​

​

Ricardo Alvarenga (UMESP/Estácio São Luís)

Doutorando e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com pesquisa na área de Comunicação e Religiões, com foco na temática Comunicação e Igreja Católica. Membro dos Grupos de Pesquisa COMUNI - Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local e NEEC - Núcleo de Estudos e Estratégias na Comunicação. Vice-Coordenador do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Coordenador da Signis Jovem Brasil, da Associação Católica de Comunicação (Signis). Diretor de Finanças da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM). Coordenador do Grupos de Trabalho (GTs) do Pensacom Brasil - Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro. Colaborador da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís (2014).

​

​

​

 

Luzia Deliberador (Fac. Maringá)

Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1982) e graduação em Licenciatura Em Economia Doméstica pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor titular da Faculdade Maringá, Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) do CNPQ e coordenadora do curso de especialização da Faculdade Cidade Verde. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação comunitária, comunicação e cidadania, mídia e educação, cidadania e comunicação e educação.

​

​

 

Edgard Rebouças (UFES)

Tem formação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990), mestrado em Sciences de Information et de la Communication pela Université Grenoble 3 (1994) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com estágio de pesquisa na Université du Québec à Montréal (2003). É professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenador Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (2018-2020) e do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência; diretor de Relações Públicas e Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Comunitária, Popular e Cidadã - ABPCom (2017-2019); membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinas da Comunicação - Intercom (2017-2020); e representante da Ufes no Conselho Estadual de Direitos Humanos (2017-2019). Trabalhou em várias funções em redações de jornais e TVs e tem experiência na área de pesquisa em Comunicação, com ênfase em Indústrias Culturais e Políticas de Comunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação/regulamentação, direitos humanos, televisão, jornalismo, publicidade, educomunicação e observatórios de mídia. Entre suas atividades políticas e administrativas, foi presidente da Comissão de Ética, representante na Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj e diretor de formação do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo; coordenador do curso de Rádio e TV da Faesa; conselheiro, coordenador de GT e diretor de Relações Internacionais da Intercom; representante da Ufes no Conselho Estadual de Direitos Humanos; superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes; e coordenador-geral de Mídias e Conteúdos Digitais no Ministério da Educação.

 

 

​

​

​

Diretoria ALAIC

Gustavo Cimadevilla (Argentina)

Licenciado y Doctor en Ciencias de la Comunicación por la Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina) y Master en Extensión Rural por la Universidade Federal de Santa Maria (Brasil). Profesor Asociado del Departamento de Ciencias de la Comunicación de la Universidad Nacional de Río Cuarto (Pcia. de Córdoba), Argentina. Docente de grado y posgrado en la UNRC y otras universidades nacionales (UNRosario; UNGeneral Sarmiento; UNLitoral) así como profesor invitado de universidades del extranjero (Brasil, España). Ex-Miembro del Consejo Consultivo Internacional de la Association for Mass Communication Research (IAMCR) y actual Coordinador –desde 1997- del GT Comunicación, Tecnología y Desarrollo de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). Ex presidente de la Federación Argentina de Carreras de Comunicación Social, FADECCOS. Investigador a nivel de Director de Programas y Evaluador Académico en Universidades e Institutos de Desarrollo. Autor, entre otros libros, de Dominios. Crítica de la razón intervencionista, la comunicación y el desarrollo sustentable (Buenos Aires, Prometeo, 2004); Comunicación, Ruralidad y Desarrollo. Mitos, paradigmas y dispositivos del cambio (Buenos Aires, INTA, 2004) y Grises de la extensión, la comunicación y el desarrollo (Buenos Aires, INTA, 2008). Responsable Editor de la serie Comunicación, Tecnología y Desarrollo, Volúmenes I, II y III para el GT de ALAIC. Colaborador en varias publicaciones nacionales y del extranjero. Co-editor académico de la Revista Argentina de Comunicación (Fadeccos). Investigador y consultor en problemáticas de la comunicación, el desarrollo y el medio ambiente. Fundador y Editor de la Revista Temas y Problemas de la Comunicación (DCC-UNRC). Ganador del Premio FELAFACS 2003 en la categoría Tesis de Doctorado.

​

​

 

Gabriel Kaplún (Uruguai)

Comunicador, Magíster en Educación y Doctor en Estudios Culturales. Docente e investigador de la Universidad de la República de Uruguay, Profesor Titular de la Facultad de Información y Comunicación, coordinador del grupo de investigación AlterMedia (Alternativas Mediáticas), del Observatorio de las Profesiones de la Comunicación y de los Indicadores de Desarrollo Mediático de Unesco para Uruguay. Integra el Sistema Nacional de Investigadores de Uruguay (Nivel II). Ex director del Instituto de Comunicación. Docente invitado de otras universidades latinoamericanas y europeas. Consultor de organizaciones sociales, empresas, organismos gubernamentales y no gubernamentales en temas de comunicación educativa y organizacional, comunicación para la salud y educación de adultos. Presidió el Comité Técnico Consultivo para la Ley de Servicios de Comunicación Audiovisual, integró la Comisión Nacional de Televisión Digital y la Comisión Honoraria Asesora Independiente de Radiodifusión de Uruguay. Integra el Consejo Directivo de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC) e integró el Consejo Internacional de la International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Ha escrito numerosos artículos y varios libros en temas de su especialidad. Entre otros: Cursos y discursos. Comunicación y formación sindical en Uruguay (1999), Educación, comunicación y cambio (2002), Aprender y enseñar en tiempos de internet (2005), Educar ya fue? Culturas juveniles y educación (2008), Políticas, discursos y narrativas en comunicación (org. 2011), La violencia está en los otros: la palabra de los actores educativos (org., 2012), Qué radios para qué comunidades? (2015).

​

​

 

Daniela Monje (Argentina)

Es Doctora en Comunicación (UNLP), Magíster en Comunicación y Cultura Contemporánea (CEA-UNC) y Licenciada en Comunicación Social (UNC). Profesora Regular Adjunta del Seminario sobre Políticas de Comunicación y Cultura y de la cátedra Teorías de la Comunicación III del Instituto Académico Pedagógico de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Villa María (IAPCS-UNVM). En esta universidad dirige el proyecto de investigación "Políticas de Comunicación y Cultura en la ciudad de Villa María. Industrias culturales y comunidades experimentales", con apoyo del Instituto de Investigación del IAPCS, convocatoria 2016-2017. Es asimismo Profesora Regular Adjunta del Área de Estudios sobre Comunicación del Centro de Estudios Avanzados de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Córdoba. En este Centro dirige actualmente la Maestría en Comunicación y Cultura Contemporánea. En el área de investigación dirige el equipo "Espacios controversiales: Derechos, Políticas y Economía de la Comunicación y el Audiovisual en la Argentina contemporánea. Análisis en medios públicos y comunitarios" Categorizado A, por la Secyt-UNC período 2016-2017. Ha escrito numerosos artículos y capítulos de libros para publicaciones nacionales y extranjeras referidos a Políticas de Comunicación, derechos y ciudadanía.

​

​

 

Tanius Karam (México)

Doctor en Ciencias de la Información por la Universidad Complutense (Madrid). Maestro en Desarrollo Humano por la Universidad Iberoamericana (México). Licenciado en Comunicación por la Universidad Latinoamericana (México). Miembro del Sistema Nacional de Investigadores, N1. Profesor e investigador en la Academia de Comunicación y Cultura de la Universidad Autónoma de la Ciudad de México (2002 hasta la fecha). Profesor del Doctorado en Comunicación Aplicada de la Universidad Anáhuac (2010-2014). Profesor del ITESM-CEM (2000-2003; 2010-2013). Profesor invitado de la Universidad de Toulouse, de la Universidad Heinrich Heine de Dusseldorf. Profesor de licenciatura y postgrado en las áreas de teoría de comunicación, semiótica, metodologías de comunicación y estudios culturales en Universidad Iberoamericana, Universidad Marista, Universidad de Celaya, Universidad de Guadalajara, Universidad Modelo de Mérida, Universidad de Occidente, Universidad Autónoma de Baja California, entre otras. 

Coordinador del Grupo de Investigación 7 “Lenguaje, discurso y semiótica” de la Asociación Mexicana de Investigadores de la Comunicación (AMIC). Vice-Coordinador Continental del Grupo de Investigación 14 “Discurso y Comunicación” de la Asociación  Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). Líneas de investigación:  Periodismo, literatura y comunicación;  Meta-teoría del pensamiento académico de la comunicación, historia del pensamiento de la comunicación; Aplicaciones de los estudios discursivos y semióticos al estudio de los flujos mediáticos y de algunas prácticas culturales con enfoque de género (música popular).

​

​

​

Sandra Osses (Colômbia)

Investigadora con formación interdisciplinaria en Ciencias Sociales. Comunicadora Social, Maestra en Ciencias Sociales por Flacso y Doctora en Ciencias Políticas y Sociales por la Universidad Nacional Autónoma de México. Experiencia en el diseño, ejecución y sistematización de proyectos sociales. Desarrollo de consultorías con organismos internacionales y acompañamiento a organizaciones no gubernamentales.  Docencia en diferentes instituciones de educación superior de Colombia y México. Principales líneas de investigación: Comunicación comunitaria, cambio social y desarrollo, infancia, género y políticas públicas, métodos cualitativos de investigación. En la actualidad Presidenta de la Asociación Colombiana de Investigadores en Comunicación – ACICOM, investigadora de la Red Social de Conocimiento “Por un inicio parejo de la vida” y Delegada de la Ministra de Cultura en el Consejo Nacional de Medios Comunitarios y Ciudadanos adscrito al Sistema Nacional de Cultura.

 

 

​

Fernando Paulino (Brasil)

Doutor (2008, com estágio na Universidad de Sevilla) e mestre (2003) em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor em cursos de pós-graduação e graduação na UnB, Diretor da Faculdade de Comunicação da UnB (2015-2019), é pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom-UnB) e do Projeto Comunicação Comunitária e Cidadania (CNPq), um dos gestores do Termo de Cooperação Empresa Brasil de Comunicação (EBC)-UnB responsável por pesquisa sobre Comunicação Pública (2013-2015) e pelo programa "Rádio em Debate" (2009-2012). Diretor de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação, ALAIC (2014-2020), coordenador do Grupo "Ética, Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação" (2012-2020), Coordenador Geral de três edições da Escola de "Pesquisa em Comunicação na América Latina" (2013-2016) e integrante das Comissões Organizadoras das iniciativas em 2017, 2018 e 2019, integrante do grupo de trabalho ALAIC-ECREA e ex-diretor administrativo da entidade entre 2009 e 2014. Diretor de Relações Internacionais da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom, 2018-2020). Tem experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas a Políticas de Comunicação, Comunicação Comunitária, Saúde e Mobilização Social, e Ética e Legislação, desenvolvendo os temas: mídia, ética, direito à informação, saúde, cidadania e responsabilidade social. Membro de entidades científicas: Intercom (desde 1997), SBPJOR (um dos seus fundadores em 2003), ALAIC (desde 2005), IAMCR (desde 2010), Ulepicc (desde 2012) e ICA (desde 2014). Foi professor no Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB (2001-2009), onde coordenou o curso de pós-graduação em Assessoria em Comunicação Pública (2007-2009). Membro da Comissão Organizadora da 1.ª Conferência Nacional de Comunicação (2009). Foi integrante do Conselho Diretor do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC, 2004-2010) e fez parte da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (2001-2010).

 

Convidados nacionais

Rozinaldo Miani (UEL)

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (1990), graduação em História pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Popular e Comunitária e Humor Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação popular e comunitária, imprensa alternativa, imprensa sindical, história da mídia alternativa, humor gráfico, charge, caricatura, cartum, história em quadrinhos, mundo do trabalho, movimentos sociais e movimentos populares. É coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

Tiago Mainieri (UFG)

Pesquisador e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG) com pesquisas na área de comunicação, esfera pública e internet. É também pesquisador colaborador do ICNOVA (Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa), tendo atuado como pesquisador visitante entre 2018 e 2019 na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PVE-CAPES). Concluiu o pós-doutorado em comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) com bolsa de pós-doc júnior do CNPq em 2013. É doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com período de bolsa sanduíche da Capes na University of Florida (2007) e na Universitat Autònoma de Barcelona (2006). É ainda mestre em Engenharia de Produção e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como coordenador do Grupo de Pesquisa de Comunicação, Inovação e Tecnologias da Abrapcorp (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas), tendo também sido diretor editorial da associação. Organizador de várias obras e autor de diversos capítulos de livro, de artigos publicados em periódicos e anais e do livro Um peso, duas medidas: desvelando a comunicação pública na sociedade midiatizada publicado no Brasil (Cegraf/UFG, 2016).

 

Ana Vidica (UFG)

Doutora em História pela Faculdade de História-UFG (2017) com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris), Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais-UFG (2007) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2003). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia e Análise de Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia contemporânea, fotoclube e intervenção urbana. Como fotógrafa ganhou o prêmio I Concurso Internacional sobre Periodismo e Genero, participou de exposições coletivas regionais, nacionais e internacionais e uma exposição individual, intitulada "Obra Marginal", contemplada pela Bolsa de Apoio à produção artística no Brasil, da FUNARTE. Atualmente é docente do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordena o Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) e participa do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades ambos vinculados à UFG.

bottom of page