top of page
 XIV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã (CBCC)


Está aberta a inscrição de trabalhos para os GTs e demais modalidades da XIV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã. Uma realização da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM), promovida pelo Departamento de Comunicação Social e pelo Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense.
Podem ser apresentadas propostas na forma de comunicações científicas, relatos de experiências, painéis temáticos de grupos de pesquisa, vídeos para a Mostra Vídeo Cidadão, além de materiais para a Feira Mídia Cidadã.

Não será necessário o envio de trabalho completo posteriormente, apenas resumo.

A ABPCOM se incumbirá de realizar um ebook com artigos selecionados, para o qual solicita que interessados enviem aos coordenadores de GTs seus artigos completos nos prazos apresentados no calendário abaixo.

Os anais serão publicados após o evento, reunindo todos os trabalhos no formato de resumo que foram aprovados e apresentados.

  

Calendário
Envio de trabalhos: de 03 de junho a 12 de agosto de 2019
Informe sobre aceite: até 21 de agosto de 2019
Inscrições: 22 de agosto a 22 de outubro de 2019
Envio do texto completo (só para os GTs, para integrar e-book com artigos a serem selecionados): até 30 de setembro de 2019
Fim do primeiro prazo de pagamento com desconto: 05 de setembro de 2019
Fim do segundo prazo de pagamento com desconto: 07 de outubro de 2019




MODALIDADES DE TRABALHO


1. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: consiste em propostas inéditas de investigação, cuja apresentação se dará nos GTs (listagem abaixo). O espaço é destinado especialmente a mestres, doutores, profissionais e estudantes de cursos de pós-graduação. Poderá ser inscrita uma proposta por autor/a (além de outro somente como coautor/a). Aluna/os de graduação podem também apresentar trabalhos, desde que em co-autoria com pós-graduanda/os, mestres, doutore/as ou profissionais.

Podem ser apresentadas propostas na forma de (clique nas propostas para acessar o modelo):

 

Ementas dos Grupos de Trabalho (GTs) – para envio de comunicações científicas, relatos de experiência e painéis temáticos:

GT1 - COMUNICAÇÃO POPULAR, COMUNITÁRIA E CIDADÃ

Teorias e resultados de pesquisa empírica sobre a comunicação popular, comunitária e alternativa e demais expressões de comunicação cidadã em suas intersecções com o exercício da cidadania nas interfaces com classe social, gênero, geração, etnia, religião, regionalismo e migrações na construção da cidadania. A comunicação no contexto dos movimentos sociais, sindicais, comunidades e organizações não governamentais, mediada e não mediada por tecnologias. Análises das apropriações dos meios tradicionais e das mídias e redes sociais digitais pelos movimentos populares. Comunicação/Mídia e Educação. A participação popular na comunicação. Políticas de comunicação e democratização da comunicação. O direito à comunicação.  

Coordenação → Luzia M.Y. Deliberador (Fac.Maringá) e Pedro Barreto (UFF)

Vice-coordenador→ Elijerton Veras (PPGMC/UFF)

E-mail: gt1.abpcom@gmail.com

GT2 - CULTURAS POPULARES, IDENTIDADES E CIDADANIA

Processos de comunicação cidadã relacionados com as culturas populares. Manifestações populares e identidades culturais. Hip hop, culturas urbanas e cidadania. Espaço, comunicação e cidadania. Ação cultural, comunicação e contra-hegemonia. Interculturalidade e cidadania. Direitos humanos e de cidadania na contemporaneidade. Diversidade cultural, comunicação e minorias. Comunicação, gênero, etnias, juventudes e doenças sociais na tecnocultura. Territorialidades, produção cultural e cidadania. Religiosidade popular e identidades culturais.

Coordenação→ Bruno Fuser (UFJF) e Larissa Morais (UFF)

Vice-coordenador → Antônio Carlos Vianna (PPGMC/UFF)

E-mail: gt2.abpcom@gmail.com

 

GT3 - REDES SOCIAIS E ATIVISMO MIDIÁTICO

Participação cidadã e protagonismo midiático. Tipos de midiativismo. Midiativismo no contexto de redes sociais, coletivos, ONGs e suas expressões comunicativas, estéticas e políticas. Pesquisas sobre apropriações e os usos das tecnologias, plataformas e dispositivos da informação e da comunicação na ampliação da cidadania. O ativismo cívico em blogs, redes sociais online, plataformas digitais por parte de ativistas das mídias alternativas. Comunicação e redes de articulação, mobilização, colaboração como resistência.

 

Coordenação→ Rozinaldo Miani (UEL) e Raquel Bertol (UFF)

Vice-coordenador→ Priscila Seixas (PPGMC/UFF)

E-mail: gt3.abpcom@gmail.com

 

GT4 - PRÁTICAS PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO CIDADÃ EM COMUNICAÇÃO

O ensino de comunicação e compromisso social do comunicador. Meios de comunicação locais e desenvolvimento social. A prática cidadã em meios de comunicação (nacionais, regionais e locais). Observatórios de mídia. Ética, interesse público e a crítica midiática. Conceitos e estudos de práticas de relações públicas comunitárias e de publicidade social. As experiências de editoração na ampliação de vozes cidadãs. O jornalismo alternativo: histórico, conceitos e atualizações nas práticas sociais.  

 

Coordenação→ Maria Cristina Gobbi (UNESP) e Flávia Clemente (UFF)

Vice-coordenador → Pedro Santos (PPGMC/UFF)

E-mail: gt4.abpcom@gmail.com


 

GT5 - DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE COM AUTONOMIA

Estudos sobre as posturas dos meios de comunicação em relação aos direitos da pessoa humana e de cidadania. A comunicação cidadã em suas intersecções com o exercício da cidadania. Mídias na construção da democracia. Direitos humanos, cidadania na contemporaneidade. Diversidade cultural, comunicação e minorias. Questões teóricas e experiências históricas de mídias alternativas no contexto do movimento feminista, do movimento negro e dos movimentos LGBTTI. Regionalismo, culturas e migrações na (des)construção da cidadania como direito universal.

 

Coordenação→ José Edgard Rebouças (UFES) e Helen Britto (UFF)

Vice-coordenador → Domingos Almeida (PPGMC/UFF)

E-mail: gt5.abpcom@gmail.com

Mais informações sobre as modalidades de trabalho e formas de submissão.

1. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (resumo expandido): consiste em propostas inéditas de investigação, cuja apresentação se dará nos GTs (listagem abaixo). O espaço é destinado especialmente a mestres, doutores, profissionais e estudantes de cursos de pós-graduação. Poderá ser inscrita uma proposta por autor/a (além de outro somente como coautor/a). Aluna/os de graduação podem também apresentar trabalhos, desde que em coautoria com pós-graduanda/os, mestres, doutore/as ou profissionais.

Formato para as Comunicações Científicas: resumo expandido com 400 a 500 palavras (além das referências), fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, A4, com margens superior e à esquerda de 3,0 cm e margens inferior e à direita de 2,0 cm. Deve compreender cinco palavras-chave. Favor colocar o texto no template.

As propostas para a XIV CBCC devem ser enviadas para o e-mail dos(as) coordenadores(as) de cada GT ao qual o texto estará sendo submetido, com cópia para a coordenadora geral dos GTs Luzia Deliberador (luzia.deliberador@gmail.com).

 

2. RELATOS DE EXPERIÊNCIA: destinado a apresentação de experiências de integrantes de movimentos sociais organizados, organizações não governamentais, instituições públicas e privadas, projetos de extensão de universidades etc. que possuem práticas de comunicação e/ou de mídia cidadã, para discussão das experiências desenvolvidas em comunidades. Os relatos de experiências devem corresponder às temáticas dos Grupos de Trabalho.

Formato: Resumo expandido de 400 a 500 palavras, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, A4, com margens superior e à esquerda de 3,0 cm e margens inferior e à direita de 2,0 cm. Deve conter cinco palavras-chave. Favor colocar o texto no template.

O trabalho deve ser enviado para o e-mail do/a coordenador/a do GT (ver lista acima) cuja temática corresponde à experiência, com cópia para o e-mail: luzia.deliberador@gmail.com.

 

3. PAINÉIS TEMÁTICOS DE GRUPO DE PESQUISA: espaço destinado a apresentação de grupos de pesquisa. A/os interessada/os em propor painéis temáticos de grupos de pesquisa devem encaminhar sua proposta que reúna de três a cinco participantes. Deve ser especificado o tema e ementa do painel, além do título do assunto a ser desenvolvido por cada participante. Todos os integrantes a participarem dos painéis, da mesma forma como os demais trabalhos, devem realizar inscrição na Conferência.

Formato: a submissão de proposta de painel temático deve ser feita por meio do envio de texto de 400 a 500 palavras, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, A4, com margens superior e à esquerda de 3,0 cm e margens inferior e à direita de 2,0 cm.

Deve ser especificado o nome da sessão (Painel Temático), título do Grupo de Pesquisa, um breve resumo (ementa) da proposta, nome do coordenador do painel, nome e título da fala dos expositores, além de nome/e-mail da pessoa responsável pelo contato. Favor colocar o texto no template.

A proposta deve ser enviada para o e-mail do/a coordenador/a do GT (ver lista acima) cuja temática corresponde o painel temático proposto, com cópia o e-mail: luzia.deliberador@gmail.com.

 

4. MOSTRA DE VÍDEO CIDADÃO: destinado a exibição de vídeos relacionados a comunicação e cidadania, produzidos em distintas situações (por movimentos sociais, estudantes, profissionais, organizações não governamentais etc.), podem ser inscritos na Mostra, recomendando-se que tenham até 20 minutos. A Mostra de Vídeo ocorrerá em sessões previamente definidas durante a programação do evento.

Formato: A submissão de vídeos à Mostra de Vídeo Cidadão deve ser feita por meio do envio de texto de 400 a 500 palavras, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, A4, com margens superior e à esquerda de 3,0 cm e margens inferior e à direita de 2,0 cm.

Deve ser especificado o nome da sessão (Mostra de Vídeo Cidadão), título do vídeo, breve sinopse, anexo ou link para download, e nome/e-mail da pessoa responsável pelo envio do material. Favor colocar o texto no template.

A proposta deve ser enviada para o e-mail da coordenação da Mostra de Vídeos, a cargo dos professores Márcio Castilho e Pablo Bastos (e-mail: mostra.feira.cbcc2019@gmail.com).

 

5. FEIRA DE MÍDIA CIDADÃ: é realizada durante todo o evento, na forma de pôsteres, exposição das próprias mídias ou outros formatos (ensaios fotográficos, trabalhos artísticos, boletins etc.) a serem propostos pelos interessados.

A proposta de produto a ser exposto no evento deverá ser encaminhada por meio de um texto de 400 a 500 caracteres contendo nome da sessão (Feira de Mídia Cidadã), resumo da proposta/produto e o formato escolhido.   

Formato: a submissão de proposta deve ser feita por meio do envio de texto de 400 a 500 palavras, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, A4, com margens superior e à esquerda de 3,0 cm e margens inferior e à direita de 2,0 cm.

Deve ser especificado o nome da sessão (Feira de Mídia Cidadã), título, nome da instituição responsável, local de funcionamento, além de nome/e-mail da pessoa responsável para envio do material. Favor colocar o texto no template.

A proposta deve ser enviada para o e-mail da coordenação da Feira de Mídia Cidadã, a cargo dos professores Márcio Castilho e Pablo Bastos (e-mail: mostra.feira.cbcc2019@gmail.com).



 
OUTRAS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS


1. Todas as submissões devem seguir as especificações acima e os templates disponibilizados nos links associados às respectivas categorias. Trabalhos fora dos templates não serão aceitos.
2. Os trabalhos submetidos aos Grupos de Trabalho e aos Relatos de Experiências devem ser inéditos.
3. Os trabalhos deverão estar digitados em português ou espanhol e devem ser enviados por e-mail. 
4. O pagamento da inscrição será feito após os trabalhos serem apreciados e aceitos pelos avaliadores do evento. O comprovante do pagamento da inscrição deve ser enviado para o e-mail tesouraria.cbccalaic@gmail.com 
5. Os trabalhos devem ser enviados em Word e PDF. 
6. Somente poderão apresentar trabalho os autores previamente inscritos que comprovarem o pagamento do boleto bancário.
7. Só serão apreciados trabalhos submetidos dentro dos prazos estipulados pela comissão organizadora.
8. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação o/a autor/a estará outorgando, formal e graciosamente, à XIV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã o direito de reprodução nos Anais do evento impresso.
8. Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) na Conferência.
9. A taxa de inscrição na Conferência assegura ao participante o direito de comparecer e participar de todas as atividades, como ouvinte, e como apresentador de trabalho na sessão na qual o trabalho foi aceito. 
10. As comunicações científicas (resumos expandidos), além das normas já especificadas acima, devem seguir o modelo conforme indicado acima. Haverá publicação de Anais com ISSN em formato eletrônico e/ou impresso.
11. O apresentador de comunicação científica e relato de experiência que for selecionado para apresentar trabalho nos Grupos de Trabalho e nas sessões de relatos experiências se compromete a participar de todas as sessões do referido grupo e não apenas àquela em que o seu trabalho está incluído. A presença do pesquisador em todos os dois dias de apresentações de trabalho nos grupos é obrigatória.
12. As comunicações e os relatos de experiências aceitos integrarão o programa (impresso e/ou online). Os trabalhos, após parecer de aceite e que forem efetivamente apresentados nos GTs, serão publicados nos anais do evento (impresso e/ou online). A apresentação estará condicionada à inscrição do participante no evento. 
13. Não serão permitidas, no evento, apresentações de trabalhos e exposições de produtos sem a comprovação da efetiva inscrição no evento. 


Programação: os trabalhos aceitos nas diferentes modalidades serão organizados em sessões, de acordo com seu foco, nos dias 23 e 24 de outubro de 2019, exceto a Feira de Mídia Cidadã que será constituída de exposição permanente, cuja programação pode ser consultada na página digital do evento.

Avaliação e aceites: a partir da avaliação dos pareceristas, que ocorrerá em fluxo contínuo, cada trabalho aceito para apresentação ou exposição (receberá carta de aceite) ou recusado (receberá carta de não aceite).

Certificados: receberão certificados de participação (24h de atividades) todos os inscritos presentes ao evento. Receberão certificado de apresentação os autores de trabalhos os que forem efetivamente apresentados nas sessões nas quais foram inscritos. 

Não serão aceitos propostas/trabalhos com:
I – Pornografia ou conteúdo sexualmente explícito.
II – Possam causar danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais.
III – Apologia às drogas, criminalidade, racismo e/ou violência.
IV – Comportamento predatório, perseguição, ameaças, assédio, invasão de privacidade.
V – Revelação de informações pessoais de outras pessoas sem autorização.
VI – Participação de menores sem autorização e/ou em situações degradantes.
VII – Contenham dados ou informação que constituem ou passam constituir crime (ou contravenção penal) ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crime ou contravenção penal.
VIII – Constituam ofensa à liberdade de crença e às religiões.
IX – Tenha intenção de divulgar ou induzir o consumo/compra/venda ou utilização de qualquer bem ou serviço ou qualquer finalidade comercial lucrativa.
X – Façam propaganda ou divulguem opinião favorável ou contra determinada pessoa, entidade, partido político ou candidato.

bottom of page